Horizonte 2020

Horizonte 2020

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O H2020: O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação e Inovação, com um orçamento global de 77 mil milhões de euros para o período de 2014 a 2020, é o principal instrumento para financiar a investigação e a inovação da Comunidade Europeia.

Metodologia MS

Projetos de natureza aplicada e que visem uma redução efetiva do time-to-market dos resultados dos desenvolvimentos, incluindo atividades pré-comerciais de prototipagem, teste, validação e adequação à produção em escala. O incentivo destina-se a consórcios formados por entidades empresariais e não empresariais, provenientes pelo menos três países membros.

Incentivo comunitário destinado a consórcios compostos por entidades de diferentes estados membros (mínimo 3) envolvendo empresas e centros de investigação não empresarias. Este incentivo dirige-se a projetos que visem o desenvolvimento de conhecimento e novas tecnologias ou o estudo da viabilidade de novos processos com acentuada inovação de cariz técnico, podendo incluir investigação básica e aplicada.

Projeto apresentado por uma PME. Contempla 3 fases:

  • i) Estudo de Viabilidade
  • ii) Projeto de Inovação e demonstração da tecnologia
  • iii) Suporte à Comercialização
Fase 1

Viabilidade tecnológica, técnica e económica: Financiada através de um montante fixo de 50.000€, permite desenvolver melhor o conceito do da ideia/negócio e alguma validação tecnológica.

Fase 2

Projeto de inovação: Implementação e validação técnica da ideia, através de projetos de Desenvolvimento e Demonstração, com um orçamento de 500.000€ até 3 M€ e uma taxa de cofinanciamento de 70% a 100%.

Fase 3

Comercialização – Sem financiamento direto.

Serviços MS SME INSTRUMENT

proof-of-concept

Desenvolvimento do Feasibility Study e Business Plan

development & demonstration

Implementação técnica e produtiva da ideia

go-to-market

Apoio para a comercialização do produto.

  • Elaboração de candidaturas ao SME PHASE I e II e apoio de gestão;
  • Desenvolvimento do Feasibility Study e Business Plan (Fase I);
  • Planeamento e monitorização da entrada no mercado;
  • Apoio na procura de potenciais parceiros comerciais ou de investidores.