Horizonte 2020

O H2020: O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação e Inovação, com um orçamento global de 77 mil milhões de euros para o período de 2014 a 2020, é o principal instrumento para financiar a investigação e a inovação da Comunidade Europeia.
Metodologia MS
Projetos de natureza aplicada e que visem uma redução efetiva do time-to-market dos resultados dos desenvolvimentos, incluindo atividades pré-comerciais de prototipagem, teste, validação e adequação à produção em escala. O incentivo destina-se a consórcios formados por entidades empresariais e não empresariais, provenientes pelo menos três países membros.
Incentivo comunitário destinado a consórcios compostos por entidades de diferentes estados membros (mínimo 3) envolvendo empresas e centros de investigação não empresarias. Este incentivo dirige-se a projetos que visem o desenvolvimento de conhecimento e novas tecnologias ou o estudo da viabilidade de novos processos com acentuada inovação de cariz técnico, podendo incluir investigação básica e aplicada.
Projeto apresentado por uma PME. Contempla 3 fases:
- i) Estudo de Viabilidade
- ii) Projeto de Inovação e demonstração da tecnologia
- iii) Suporte à Comercialização
Fase 1
Viabilidade tecnológica, técnica e económica: Financiada através de um montante fixo de 50.000€, permite desenvolver melhor o conceito do da ideia/negócio e alguma validação tecnológica.
Fase 2
Projeto de inovação: Implementação e validação técnica da ideia, através de projetos de Desenvolvimento e Demonstração, com um orçamento de 500.000€ até 3 M€ e uma taxa de cofinanciamento de 70% a 100%.
Fase 3
Comercialização – Sem financiamento direto.
Serviços MS SME INSTRUMENT
proof-of-concept
Desenvolvimento do Feasibility Study e Business Plan
development & demonstration
Implementação técnica e produtiva da ideia
go-to-market
Apoio para a comercialização do produto.
- Elaboração de candidaturas ao SME PHASE I e II e apoio de gestão;
- Desenvolvimento do Feasibility Study e Business Plan (Fase I);
- Planeamento e monitorização da entrada no mercado;
- Apoio na procura de potenciais parceiros comerciais ou de investidores.