Já está aberto o concurso para a Fase II das Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial, cujos investimentos se inserem na Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 930 milhões de euros, dos quais 558 milhões de euros para as Agendas Mobilizadoras e 372 milhões de euros para as Agendas Verdes.
A apresentação das candidaturas deverá ser realizada pela empresa líder do consórcio, através de formulário eletrónico no site do Iapmei até às 19 horas do dia 31 de março.
As 64 agendas selecionadas na primeira fase deste concurso de ideias (com um investimento de cerca de 10 mil milhões de euros, mais de 85% destinados às empresas), têm agora a oportunidade de apresentar as respectivas propostas finais para desenvolvimento dos projetos de acordo com o Aviso Convite N.º 02/C05-i01/2022.
Este programa visa consolidar e expandir sinergias entre o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico/centros de conhecimento, assim como, estimular a cooperação entre empresas, contribuindo para o aumento da competitividade, com base em investigação e desenvolvimento, na inovação e na diversificação e especialização da estrutura produtiva. As Agendas deverão contribuir para o aumento das exportações e do investimento em I&D e para a redução das emissões de CO2.
Cerca de um terço dos projetos apostam na transição climática, sendo os sectores energético e das tecnologias de produção os que têm uma maior representatividade, seguidos das tecnologias de informação e comunicação para alavancar a transição digital. A qualidade e a exigência das ideias apresentadas são elevadas e para tal será fundamental contar com a participação dos centros de conhecimento, com as empresas e com recursos humanos capacitados e especializados para levarem o desafio a bom porto.
Do nosso lado vamos continuar a acompanhar o avanço destas alianças.