OPORTUNIDADES DE UMA VIDA

28 Outubro 2021

OPORTUNIDADES DE UMA VIDA

Empresas vão receber 12,2 mil milhões do PRR e Portugal 2030

Organizada pela CONFMINHO – e claro, com a participação próxima da Multisector – a conferência “Fundos Europeus: o Minho e a Galiza” realizou-se no dia 18 de outubro com a presença dos principais stakeholders nacionais. Neste evento de destaque para o Minho, o ministro do Planeamento Nelson de Souza adiantou que, depois do Portugal 2020 ter dirigido sete mil milhões às empresas, o Portugal 2030 vai destinar 6,7 mil milhões e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) outros 5,5 mil milhões.

A Multisector destaca ainda do discurso de Nelson de Souza que as verbas acumuladas dos dois programas que aí vêm – de 12,26 mil milhões de euros – perfazem um acréscimo de 75% face ao que as empresas receberam no Portugal 2020.

No mesmo painel, também interveio o eurodeputado originário do distrito de Braga, José Manuel Fernandes, que defendeu a necessidade de os fundos serem utilizados para recapitalizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) que sejam “viáveis”, mas que tenham tido dificuldades durante a pandemia.

oportunidade

Mas a palavra de ordem veio do Presidente da República. Na sua intervenção marcante no arranque da conferência, Marcelo Rebelo de Sousa deixou bem claro que os fundos do PRR e Portugal 2030 são “irrepetíveis” e que Portugal tem “pouco tempo para os utilizar” e uma vez que não sejam utilizados estarão “perdidos“. A Mensagem foi clara: “o país tem de ter uma estratégia planeada“, frisou o PR.

oportunidade-PR

Já pensou onde quer estar (e a sua empresa) em 2025? Então não espere pela abertura dos avisos. Planeie já atempadamente os seus projetos connosco. Prevê-se a abertura dos primeiros avisos já no início de 2022, o que faz que a sua execução prevista atravesse 2023 e 2024.

 

João Carlos Soares
Estratégia & Desenvolvimento