APOIO À TESOURARIA | EMPRÉSTIMO IAPMEI PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

20 Setembro 2021

APOIO À TESOURARIA | EMPRÉSTIMO IAPMEI PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A  nova linha de Apoio à Tesouraria de Micro e Pequenas Empresas de qualquer sector de atividade,  – Linha de Apoio MPE – tem como objetivo, como o nome indica, apoiar a tesouraria das micro e pequenas empresas que se encontrem numa situação de crise empresarial.

Linha-Apoio-MPE

A Linha de Apoio MPE, gerida pelo IAPMEI, tem uma dotação orçamental de 100 000 000 euros que poderá ser reforçada e que irá vigorar até 31 de dezembro de 2021. O apoio reveste a forma de subsídio reembolsável (empréstimo).

Num breve resumo:

 

Trata-se de um empréstimo (com taxa de 1,5%), de 4 anos, com 1 ano de carência.

→ Para as microempresas, o empréstimo tem um valor limite de 25.000 € e para as pequenas o montante máximo é de 75.000 €.

→ O valor do empréstimo é determinado em função do número de recursos humanos, do mês anterior à apresentação da candidatura.

→ A empresa encontrar-se em “situação de crise empresarial” é o principal requisito para beneficiar do empréstimo, medido através de:

· Quebra de faturação, igual ou superior a 25 %, no mês civil completo imediatamente anterior ao mês civil a que se refere o pedido inicial de apoio, face:

a) ao mês homólogo do ano anterior (2020); ou

b) ao mês homólogo do ano de 2019; ou

c) à média mensal dos 6 (seis) meses anteriores a esse pedido.

→ Compromisso em manter os postos de trabalho, durante um ano.

Consulte aqui o enquadramento legal e  informação mais pormenorizada deste apoio financeiro que consideramos ser uma excelente oportunidade.

Se tiver interesse na utilização desta linha de apoio à tesouraria (do IAPMEI), estamos disponíveis para apoiar na submissão do seu pedido.