UMA PREOCUPAÇÃO CHAMADA FRAUDE

27 Agosto 2021

UMA PREOCUPAÇÃO CHAMADA FRAUDE

A instalação da pandemia entre dois quadros comunitários criou uma janela de oportunidade sem precedentes nos fundos comunitários. De facto, a coexistência do PRR e do Portugal 2030 traduz-se em 58 mil milhões de euros para execução na próxima década canalizado para as empresas.

fraude

Mesmo com a disponibilização de uma quantia menos avultada de dotação orçamental , na verdade, vários casos de fraude foram noticiados nos últimos anos, quer ao abrigo do fundo de coesão quer ao abrigo do fundo social.

Mesmo com a digitalização de grande parte dos processos associados, desde a candidatura aos pedidos de reembolso, não existem mecanismos suficientes para a sua deteção, e a fraude vai subsistindo.

Sendo um facto preocupante para a sociedade e com impacto nefasto na economia, a Comissão Europeia, criou o Centro de Recursos e Conhecimento Antifraude dos Fundos da UE. Este consiste numa plataforma disponível em 11 idiomas onde foram partilhados:

→  8 Vídeos
→  37 Boas práticas
→  11 Casos de estudo
→  71 Definições conceptuais
→  35 FAQ
→  10 Testes

O objetivo é combater a fraude e a corrupção, providenciando às autoridades dos Estados-membros e aos profissionais antifraude novas ferramentas e materiais para a melhor prevenção, deteção, comunicação e repressão da fraude e corrupção no que aos fundos da UE diz respeito.

Aceda ao Centro de Recursos e Conhecimento Antifraude dos Fundos da UE para conhecer as medidas de estratégia antifraude.