IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS NA LOGÍSTICA

14 Junho 2021

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMPRAS NA LOGÍSTICA

A Logística está presente nas organizações e empresas de forma cada vez mais complexa e imprevisível. Associado a este fenómeno podemos também observar que a sua importância no seio das atividades modernas continua a aumentar. Esta combinação traduz-se muitas vezes em problemas de desempenho ou até mesmo em custos demasiados elevados de execução das atividades.

 

logistica-webinar-9-junho

Porque é que a Logística tem de ser complexa e imprevisível?

Tal acontece devido a um elevado número de variáveis, cada vez mais numerosas, ao longo da cadeia de valores dos produtos. Essas variáveis podem ser aglomeradas em 3 grandes áreas de intervenção: inventários, compras e transportes. A articulação destas áreas é o que permite criar o elo de ligação entre a encomenda do cliente e a entrega do produto ou serviço.

Ora é nesta articulação que surgem os diversos focos de problemas, tanto no nível de serviço ao cliente (quebras e ruturas de produtos, perdas de Clientes, entre outros), como dos custos operacionais (horas de recursos humanos, custo de oportunidade, entre outros) e isto apenas na área de intervenção das Compras.

Existem diversas possíveis soluções para conseguir minimizar essa possível falta de desempenho na Logística na área das compras, tais como realizar intervenções estratégica ou implementar processo de:

• Encomendas Inteligentes
• Avaliação de Fornecedores
• Campanhas de redução de Inventário
• Digitalização do Processo de Compras & Stock

Este processo de Compras foi o tema discutido no passado dia 9 de Junho de 2021, no qual foram abordados diversos problemas, custos e soluções obtidos ao longo das Implementações da componente de Controlo de Gestão do Projeto Alto Minho 4.0.

Este webinar contou com a participação de Sandra Gonçalves da empresa Optiworld, empresa que está a participar no Projeto Alto Minho 4.0 e que partilhou neste debate a sua experiência da sua participação neste Projeto.

Para visualizar o webinar, pode fazê-lo através do link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=QRsM8BHe0ug

 

Luís Martins

Estratégia & Desenvolvimento