A sociedade necessita das fontes de conhecimento mas também da aplicação desse conhecimento em inovação (resultante da investigação aplicada e desenvolvimento em “produtos” comercializáveis).
Nos tempos atuais, as infraestruturas tecnológicas representam uma mais-valia para as sociedades pois desenvolvem o papel de intermediário na relação entre o conhecimento científico e as empresas, com vista a promover a circulação e transferência do conhecimento e da tecnologia.
As infraestruturas tecnológicas são pilares essenciais do aumento de intensidade tecnológica, da capacidade empreendedora e do crescimento económico dos territórios, e por consequência no aumento da competitividade e do nível da qualidade de vida.
A criação de um Centro de Interface Tecnológico (CIT) no Alto Minho surgiu como uma oportunidade de alavancar a competitividade da região assim como das instituições que integram o seu ecossistema de inovação: ensino superior, administração local, o associativismo e o tecido empresarial.
O CITIn vai estar sediado nas instalações da IN.Cubo nos Arcos de Valdevez com a missão de desenvolver atividades de investigação aplicada e transferências de tecnologia, como motor de inovação da região numa relação simbiótica e sinergética com as restantes entidade do ecossistema de inovação da região.