STAYAWAY COVID

31 Agosto 2020

STAYAWAY COVID

“A STAYAWAY COVID vai acompanhá-lo como um radar que vive no seu telemóvel. Um radar que atempadamente o alerta sobre contactos de risco recentes. Riscos que para si foram invisíveis. Esteja um passo à frente do vírus. Ajude a eliminar a COVID-19. Proteja-se a si e aos outros!”

 

Esta é parte da mensagem do vídeo de promoção da STAYAWAY COVID, aplicação portuguesa de rastreio do novo coronavírus, desenvolvida pelo INESC TEC, em parceria com o ISPUP e as spin-offs, Keyruptive e Ubirider.

Rastreio rápido e anónimo de contágio por COVID-19

Uma solução de rastreio digital de proximidade de contactos para prevenir e mitigar a propagação da COVID-19.  Trata-se de um sistema de notificação da exposição individual a fatores de risco de contágio que servirá de complemento aos esforços já levados a cabo pelas autoridades de saúde para rastrear e interromper as cadeias de transmissão da doença.

stayawaycovid

A aplicação de telemóvel STAYAWAY é voluntária, não intrusiva e não discriminatória, garantindo a privacidade e protecção de dados dos utilizadores. A sua instalação não requer a partilha de qualquer tipo de informação pessoal.

 

“No caso de uma pessoa que não contraia a doença e que não tenha contacto com nenhum infectado, a única interacção que terá com a app será a instalação da mesma no seu smartphone. Mas esta aplicação será tanto mais eficaz quanto maior for o número de utilizadores, afirmou José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TEC.

A aplicação para smartphones está disponível na Google Play Store, para smartphones Android e na App Store da Apple, para iPhones. A STAYAWAY COVID conta com mais 50 mil downloads e tem uma avaliação muito positiva que se situa em 4,7 em 5 estrelas.

 

Salvaguardados os dados pessoais ou identidade é inegável a sua utilidade e aplicabilidade no rastreio da disseminação da COVID-19.  Para tal é necessária uma elevada adesão e utilização da app para que os resultados sejam alcançados.

 

stayaway-smartphone

 

O funcionamento da aplicação recorre à tecnologia Bluetooth para registar os contactos entre pessoas com a aplicação instalada. O telemóvel anuncia a sua presença a todos os dispositivos próximos usando identificadores aleatórios que não revelam identidades pessoais.

 

Este é sem dúvida um conhecimento valioso que configura um dado muito importante. A pessoa notificada poderá fazer uma melhor gestão dos seus contactos, precavendo-se de um possível contágio através do reforço de medidas de protecção, especialmente em situações e cenários de coabitação e trabalho.

 

Ana Almeida
Marketing