A PANDEMIA AFECTOU O SEU PROJECTO?

31 Agosto 2020

A PANDEMIA AFECTOU O SEU PROJECTO?

No seguimento de um inquérito realizado pela rede dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial junto de 2500 empresas com projectos a decorrer no Portugal 2020 até ao final do mês de maio, um terço dos investimentos está em risco e muitos prazos não serão cumpridos.

 

pandemia-projectos

 

Os resultados do efeito da COVID-19 diminuiu a capacidade das empresas concretizarem os seus projectos apoiados pelo Portugal 2020. Cerca de 71% das empresas não conseguem realizar o seu investimento de acordo com o que foi contratualizado. Apenas 29% conseguirão cumprir com o calendário estabelecido alcançando integralmente as metas e resultados esperados. São 40% os que acreditam realizar parte do investimento e 31% colocam em risco a realização dos seus projectos.

Muitas empresas equacionam pedir a prorrogação do prazo da realização dos projetos, devido à pandemia que os inibiu de cumprirem o cronograma e os obrigou a adaptarem os seus projetos. Muitos receiam também que o prazo de conclusão do investimento submetido e contratualizado se realize após junho 2023, o último ano do quadro comunitário Portugal 2020.

 

Na sequência da situação económica e financeira actual as empresas têm agora “a possibilidade de prorrogarem os prazos de execução sem penalizações financeiras, pela revisão ou reconfiguração dos investimentos, quer ao nível dos resultados como do próprio quadro financeiro associado, sendo que a avaliação final dos resultados é ajustada em função do novo calendário e das metas revistas”.

Relativamente à tesouraria das empresas, uma das medidas implementadas passa por pagar a totalidade dos pedidos de reembolso por adiantamento. No caso dos projectos de internacionalização foram aceites as despesas incorridas com acções adiadas ou canceladas. Para as empresas que têm de reembolsar os apoios obtidos a título de empréstimo foi estabelecida uma moratória e aplicado a todos os projectos um diferimento de 12 meses no plano de regularizações, sem juros ou penalizações. Estas medidas permitiram uma injecção de liquidez nas empresas com investimentos em curso, superior a €650 milhões. 

Vai cumprir as metas contratualizadas no projeto?

 

E vai conseguir cumprir o calendário previsto?

 

Contacte-nos! Podemos ajudar a concluir o seu projecto de investimento com sucesso.

 

Ana Almeida
Marketing