APRESENTAÇÃO DO CiTAM

28 Julho 2020

APRESENTAÇÃO DO CiTAM

Centro de Interface Tecnológico do Alto Minho

A 2 e 9 de Julho, nos serviços centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo ocorreu a apresentação do CiTAM – Centro de Interface Tecnológico do Alto Minho para empresas da região. A apresentação contou com o testemunho da Eng. Teresa Martins, CEO da Neadvance, sobre o estabelecimento de parceria em contínuo com instituições de Inovação e Investigação, sobre a divisão do risco no desenvolvimento de projetos de Investigação e desenvolvimento e a complementaridade de competências.

apresentacao-CiTAM

Nos próximos meses, iniciativas semelhantes irão decorrer em municípios do Alto Minho com o objectivo de apresentar o projeto a investidores e potenciais interessados na implementação do CiTAM na região, em concreto – Arcos de Valdevez.

O CiTAM surge como oportunidade de alavancar a competitividade do Alto Minho, assim como das instituições que integram o seu ecossistema de inovação, as instituições de ensino superior, as empresas, as administrações locais e as entidades associativistas.
As entidades envolvidas neste ecossistema partilham uma visão estratégica em que pretendem assegurar que a investigação a desenvolver esteja alinhada com as necessidades e oportunidades de mercado, e que isso se traduza em inovação na oferta das empresas e contribua para o seu progresso.

Neste sentido, o CITAM tem como objetivos fundamentais:

›          Reforçar a competitividade do Alto Minho;

›         Posicionar a atividade dos domínios da Indústria 4.0 com investigação aplicada e no estabelecimento e manutenção de relações com empresas;

›        Apostar numa equipa coesa, especializada em investigação aplicada e no estabelecimento e manutenção de relações com empresas;

›       Capacitar a região do Alto Minho e o tecido empresarial na captação de mais financiamento para o investimento em Inovação e IDT das empresas do Alto Minho;

›       Garantir sinergias de investimento de instalação recorrendo a infraestruturas e competências já existentes:

I. Instalações in.Cubo

II. Recursos técnicos e humanos do IPVC

Quem investe no CiTAM alcança uma oportunidade de aposta em inovação e I&DT em parceria através do acesso de competências especializadas, desenvolvimento de atividade de investigação, diminuição do risco de investimento em IDT sem comprometer os objetivos estipulados e a diminuição do tempo entre a investigação e a colocação no mercado.

O CiTAM é uma iniciativa conjunta do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Município de Arcos de Valdevez, CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho e In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras.

Bruna Parente
Estratégia & Desenvolvimento