EM BREVE 2.ª EDIÇÃO DO PROGRAMA ADAPTAR E PROGRAMA COMÉRCIO DIGITAL

09 Junho 2020

EM BREVE 2.ª EDIÇÃO DO PROGRAMA ADAPTAR E PROGRAMA COMÉRCIO DIGITAL

Adaptação e modernização de estabelecimentos comerciais

adaptar-comercio-digital

Para ajudar a diminuir o impacto da pandemia na atividade das empresas, vão ser lançados dois novos programas de apoio à retoma económica.

O programa ADAPTAR 2.0 vem auxiliar e estimular as Micro e PME dos setores secundário e terciário a atualizar e remodelar os seus estabelecimentos e unidades de produção, modernizando-os e adaptando-os no atual contexto.
Ao todo são mais 50 milhões de euros de incentivo não reembolsável para financiar projetos de investimento que visem a adaptação e modernização dos estabelecimentos ao contexto COVID-19, em frentes de loja, áreas de acesso ao público, áreas de apoio à atividade ou layouts das unidades de produção, estimulando atividades económicas interdependentes entre si, numa lógica de capilaridade e de valorização de cadeias de valor com escalas geográficas curtas.

Paralelamente o governo também lançará o programa Comércio Digital com a criação de incentivos à transição digital do modelo de negócio das micro e pequenas empresas do Comércio.
O programa apoia os custos envolvidos com a promoção do comércio eletrónico, materializada no apoio à adesão a plataformas já existentes, à reformulação dos websites – desde que possuam integração com a cadeia logística ou sistemas de reservas acoplados –, e à conceção de projetos por parte de associações empresariais ou comerciais, que se encontrem igualmente associados a soluções logísticas descarbonizadas. A dotação orçamental prevista é de 40 milhões de euros.

É importante que não se atrase. As entidades gestoras do Programa Adaptar na 1ª edição dos concursos – ADAPTAR MICRO e ADAPTAR PME – suspenderam as candidaturas muito antes da data prevista devido à elevada procura. A dotação de algumas regiões esgotou rapidamente. Esteja atento, prepare o seu projeto e verifique se cumpre as condições de elegibilidade. Está para breve a divulgação das datas dos concursos. Contacte-nos HOJE para rastrear se estes incentivos são para a SUA empresa!