THINK TANK ALTO MINHO BUSINESS SCHOOL

28 Fevereiro 2020

THINK TANK ALTO MINHO BUSINESS SCHOOL

THINK-TANK-ALTO-MINHO-BUSINESS-SCHOOL

 

Desde o arranque do projeto ATIVAR IPVC que as ações de Think Tank se têm demonstrado uma metodologia acertada quando o objetivo é recolher inputs do tecido empresarial e ao mesmo tempo envolver as empresas nas atividades de inovação do Instituto. Com o projeto ATIVAR IPVC a terminar, o Think Tank do passado dia 27 Fevereiro foi a mais recente ação lançada pela ESCE-IPVC com o acompanhamento e dinamização da Multisector.

Esta ação teve como objetivo uma auscultação do mercado por necessidades e ambições não satisfeitas no que toca à formação executiva. Neste evento foi apresentada a Alto Minho Business School, que tem como objetivo afirmar-se como entidade parceira do tecido empresarial e industrial da região.

Para este brainstorming foram convidadas empresas de referência na região, de entre as quais estiveram presentes a ZF, Borgwarner, Grupo Antolin, TINTEX, FT KODE, IMAN e a Business Plug-in, tendo participantes principalmente de áreas ligadas à gestão de recursos humanos, mas também à gestão operacional. Depois de uma breve apresentação do conceito da Alto Minho Business School pela presidência da ESCE-IPVC, os participantes dividiram-se em duas mesas de discussão para um brainstorming focado na identificação das necessidades atuais das empresas e o que procuram numa entidade de formação executiva.

Concluiu-se que existe uma convergência das necessidades percecionadas pelas empresas presentes, com ênfase na lacuna de softskills, destacando-se as competências de #Comunicação, #Liderança e #Accountability. Foi unânime a necessidade de formar profissionais que melhor se ajustem às necessidades das empresas, não apenas com as competências técnicas (hardskills), mas também com competências periféricas, como o conhecimento de línguas.

Os resultados desta ação vão ser objeto de uma análise exaustiva pela Direção da ESCE-IPVC e alicerçar o plano estratégico da Business School localizada no ponto mais norte do país, que pretende destacar-se pela sua relação com o tecido empresarial/industrial da região e também por uma oferta diferenciadas e adaptada à realidade das empresas e das pessoas.

 

João C. Soares
Estratégia & Desenvolvimento