TEM UM PROJETO DE INOVAÇÃO, QUALIFICAÇÃO OU INTERNACIONALIZAÇÃO APROVADO?

26 Novembro 2019

TEM UM PROJETO DE INOVAÇÃO, QUALIFICAÇÃO OU INTERNACIONALIZAÇÃO APROVADO?

As PME com projetos de Inovação, Qualificação e Internacionalização aprovados e em curso no âmbito do PT2020, podem candidatar-se, até ao final do ano, a projetos de formação integrados nos processos de inovação em curso.

formacao-processos-integrados

Trata-se de uma excelente oportunidade para, através de um diagnóstico de necessidades de competências e formação, por áreas funcionais que sejam determinantes para melhoria da competitividade das empresas, financiar a formação dos recursos humanos em áreas estratégicas como forma de dar resposta às tendências de evolução dos mercados e produtos, das tecnologias, dos modelos organizacionais e de negócio potenciados pelos projetos de investimento apoiados. Estamos a falar de ações de formação em áreas transversais ao funcionamento das empresas, como o marketing, comercial, gestão e administração, finanças, fiscalidade e contabilidade, línguas ou desenvolvimento pessoal.

O apoio financeiro é concedido ao abrigo do Fundo Social Europeu, mas as acções de formação têm que estar exclusivamente associadas a investimentos, enquadrados em instrumentos aprovados financiados pelo FEDER (Sistemas de Incentivo à Inovação, Qualificação e Internacionalização). Significa que estão excluídas destas candidaturas ações que incidam sobre a área produtiva das empresas beneficiárias.

O apoio reveste a forma de incentivo não reembolsável, a uma taxa base de 50%, acrescida das seguintes majorações: 10 p.p. se a formação for dada a trabalhadores com deficiência ou trabalhadores desfavorecidos;10 p.p. se o incentivo for concedido a médias empresas e 20 p.p. no caso das micro e pequenas empresas. No máximo, o apoio a conceder não pode ultrapassar 70% das despesas elegíveis.

Se tem um projeto de Inovação, Qualificação ou internacionalização aprovado e precisa de implementar um plano de formação interno que potencie os processos de inovação em curso, não deixe escapar esta oportunidade. As candidaturas podem ser apresentadas até 31 de dezembro.

 

Contacte-nos!

 

Cláudia Martins
Gestão de Projetos