O PORTUGAL 2020 ESTÁ A ENTRAR NA RECTA FINAL

28 Outubro 2019

O PORTUGAL 2020 ESTÁ A ENTRAR NA RECTA FINAL

recta-final-ms

 

No início de 2019, o Ministro do Planeamento focou o importante objetivo político e estratégico de “lançar concursos de toda a natureza para aplicar/atribuir todos os fundos disponíveis, 5 mil Milhões de Euros” durante o ano de 2019, tendo sido disponibilizado o Plano Anual de Concursos (PAC) para o mesmo período.

Analisando-se o PAC, e no que diz respeito aos Sistemas de Incentivo à Inovação Produtiva, Empreendedorismo Qualificado e Criativo, Internacionalização e Qualificação, verifica-se que o prometido tem sido cumprido. E o facto é que está ainda prevista a abertura de novos concursos para estas tipologias até final deste ano.

Como tal, avizinha-se um importante momento para as empresas que queiram realizar investimentos nestas tipologias, uma vez que poderá ser a última oportunidade para se poderem candidatar no âmbito do Portugal 2020, ficando depois dependentes da publicação dos primeiros concursos do Portugal 2030. E, a julgar pelo período de tempo que distou o último concurso do QREN e o primeiro do Portugal 2020, poderá significar aguardar até final de 2021, ou mesmo 2022.

Assim, caso tenha interesse em candidatar-se a um projeto de Inovação Produtiva (seja PME ou Grande Empresa), Empreendedorismo Qualificado e Criativo, Internacionalização ou Qualificação (se for PME), conte com a Multisector para auxiliar desde já na preparação de toda a informação relevante para a submissão da candidatura.

Começar a trabalhar cedo na ideia de projeto pode ser uma ‘vantagem competitiva’ para a sua empresa, por 2 principais razões:

1.
Mais tempo para preparar toda a informação, discutir a estratégia, preparar o plano de ação, e realizar todo o estudo económico-financeiro associado à operação;

2.
Permite preparar a candidatura com antecedência, deixando tudo (ou quase tudo) pronto para a sua submissão aquando da publicação do concurso e disponibilização do formulário online (e isto é um ponto que pode fazer toda a diferença, uma vez que a data de submissão da candidatura constitui fator de desempate em caso de empate na classificação do projeto).

Apresentamos de seguida os nossos números, por programa de incentivo:

Inovação Produtiva: 23 candidaturas apresentadas, das quais 14 aprovadas (taxa de sucesso de 61%);

→ Empreendedorismo Qualificado e Criativo: 5 candidaturas apresentadas, tendo sido 3 aprovadas (taxa de sucesso de 60%);

→ Internacionalização das PME: 70 candidaturas apresentadas, das quais 60 aprovadas (taxa de sucesso de 86%);

→ Qualificação das PME: 28 candidaturas apresentadas e 20 aprovadas (taxa de sucesso de 71%).

Não deixe escapar aquela que poderá ser a última oportunidade de se candidatar a apoio financeiro para a concretização dos seus projetos e dos objetivos da sua empresa.

Entre em contacto connosco!

Pedro Alves
Gestão Empresarial