ROI E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

26 Agosto 2019

ROI E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Segundo a seguradora francesa Euler Hermes que realiza anualmente a classificação do “Enabling Digitalization Index”, em 2018, Portugal encontra-se no final primeiro terço da tabela na 32ª posição, com 52,7 pontos, relativamente aos 115 países avaliados. Contudo se observarmos apenas a União Europeia, Portugal encontra-se na posição 17ª, ou seja na segunda metade da tabela. Por sua vez, a Dell Technologies identifica que apenas 10% das empresas portuguesas são consideradas líderes digitais. As restantes empresas portuguesas são classificadas de avaliadores digitais, isto é, procuram imitar as boas práticas e abraçam a digitalização de forma cautelosa.

 

Um outro estudo da DellEMC indica que 90% das empresas apresentam uma elevada dificuldade nos processos de digitalização do seu negócio argumentando que um dos principais entraves para a evolução e a aplicação da digitalização é a dificuldade de avaliar e mensurar os benefícios do investimento em soluções de Transformação Digital.

ROI-transformacao-digital

Sabendo que para cada e qualquer investimento é necessário avaliar a sua rentabilidade, nomeadamente através da determinação do ROI – Return On Investment, a metodologia do serviço Strategy & Intelligence, ultrapassa esta dificuldade, recorrendo:

1. Métodos de diagnóstico que permitem perceber o Estado da empresa antes da integração das soluções – AS-IS

2. Reflexão Estratégica e Design Thinking para determinação de plano de intervenção por ordem de prioridade de acordo com precedências necessárias e impacto económico desejado – Plano estratégico com a inclusão do Plano transformação Digital;

3. Sistema de monitorização de KPI mensurável e com objetivos definidos no curto e médio prazo, onde está incluído o ROI do projeto de transformação digital que será calculado em função do investimento face aos resultados obtidos com um modelo de negócio mais digital – TO BE.

Não é demais lembrar que um investimento em Transformação Digital nunca é uma aposta única, mais sim um processo contínuo no tempo e de remodelação da forma de pensamento do plano de negócio para conseguir competir no futuro. Assim uma prática máxima, além de privilegiar os benefícios de longo prazo aos de curto prazo e alinhar expectativas da empresa e todos os envolvidos nos processo, é também de considerar o ROI de acordo com o modelo de negócio digital em detrimento do modelo de negócio tradicional.

 

Precisa de ajuda para avaliar e implementar a Transformação Digital? Contacte-nos!

 

Luís Martins
Estratégia & Desenvolvimento