EM DEBATE: DESAFIOS DA ECONOMIA CIRCULAR

31 Julho 2019

EM DEBATE: DESAFIOS DA ECONOMIA CIRCULAR

A Multisector, em conjunto com os investigadores das Ciências Ambientais e do Centro de Investigação ProMetheus, dinamizaram o Think Tank de “Gestão territorial e responsabilidade ambiental para uma economia circular” no passado dia 12 de Julho, na Escola Superior Agrária (ESA-IPVC). Este evento contou com a presença de empresas e entidades chave com papel ativo na área da Economia Circular.

Esta temática é relevante dos domínios de investigação do IPVC, pelo que no primeiro momento o grupo disciplinar apresentou os projetos que têm sido desenvolvidos, e partilharam os desafios que identificam no curto e médio prazo.

 

desafios-economia-circular

O repto foi replicado nas mesas de trabalho, subordinados aos temas:

 

→ Gestão dos Recursos Naturais e Planeamento e Ordenamento de Território – Abordou a estrutura de cadeia de valor, isto é, a reflexão começou pela pertinência dos recursos naturais e territórios, e terminou com os resíduos. Destacou-se igualmente as tecnologias de informação e comunicação como uma mais-valia a todas as atividades que constituem a cadeia de valor.

→ Sistemas de Gestão e Tecnologias Ambientais Refletiu sobre a problemática da valorização dos resíduos mais concretamente sobre as soluções de tratamento de resíduos.

O debate com os especialistas e intervenientes permitiu identificar quais os desafios e oportunidades que esta temática enfrenta, destacando-se:

 

O acesso a informação atualizada e útil para a tomada de decisão;

 A necessidade de tratamento de grandes quantidades de informação e dados produzidos,

→ A maior comunicação entre os diversos agentes,

→ A valorização de lamas e,

→ A eco-inovação.

Atualmente, já existem plataformas e soluções digitais válidas no mercado, que carecem de responsabilização quanto à responsabilização na inserção de dados de uma forma constante devido à célere caducidade dos mesmos.

No que concerne a valorização, a prioridade centra-se na avaliação do potencial dos resíduos enquanto fonte de energia alternativa.

A consciencialização da sociedade civil, entidades públicas e empresariais é cada vez maior, estando contextualizada por uma realidade em que o limite anual do consumo dos recursos naturais é precocemente atingido em julho (ver notícia).

A Economia Circular é cada vez mais um domínio recorrente nos projetos acompanhados pela Multisector, desde a investigação à inovação multiplicam-se as novas soluções para uma economia mais sustentável. Não só a tecnologia como a criatividade são os aceleradores desta nova corrente de negócios sustentáveis.

 

Bruna Parente
Estratégia & Desenvolvimento