OPORTUNIDADES | PROJETOS DE I&DT EM COPROMOÇÃO NO SECTOR DA SAÚDE

30 Julho 2019

OPORTUNIDADES | PROJETOS DE I&DT EM COPROMOÇÃO NO SECTOR DA SAÚDE

Em 36 meses passar de uma ideia a um produto é um desafio que choca com a realidade do sector da saúde caracterizado por longos períodos de desenvolvimento e validação clínica. Especialmente quando está em causa a necessidade de realizar ensaios clínicos (e.g. indústria farmacêutica), um novo produto pode precisar de mais de uma década para chegar ao mercado.

Enquadrar projetos deste sector nas oportunidades de financiamento do Portugal 2020 tem sido um exercício difícil, uma vez que programar todo o ciclo de desenvolvimento de uma nova solução em 3 anos torna esta tipologia de projetos desinteressante para algumas áreas de projeto, dentro do sector da saúde.

 

idt-copromocao-saude

O novo aviso publicado no passado dia 15 de Julho traz por isso uma importante alteração ao considerar que no caso particular dos projetos no sector da saúde, estes “poderão não contemplar atividades de Desenvolvimento Experimental”, desde que seja devidamente justificada a necessidade. Quer isto dizer que passa a ser possível candidatar projetos na área da saúde que contemplem apenas as primeiras fases do ciclo de desenvolvimento, ou seja atividades de Investigação Industrial (TRL1 a TRL4).

Este novo concurso é por isso uma oportunidade excecional para candidatar projetos que até aqui não eram enquadráveis por preverem ciclos de desenvolvimento consideravelmente superiores aos 36 meses até aqui previstos.

A Multisector possui uma equipa multidisciplinar com técnicos com formação na área da saúde e com larga experiência em projetos de I&DT. Se tiver uma ideia de projeto na área da saúde e necessite de apoio para definição da estratégia para o concretizar, não hesite em contactar-nos.

 

Pedro Reis
Engenheiro Biomédico e Consultor de I&DT na Multisector