100 ANOS DE GRAVITAÇÃO

30 Maio 2019

100 ANOS DE GRAVITAÇÃO

lights-all-askew

Um dos mais notáveis avanços na história da ciência do século XX foi comprovado há 100 anos.

No dia 29 de maio de 1919, duas expedições britânicas fixadas intencionalmente na Ilha do Príncipe e em Sobral no Ceará no Brasil observaram e fotografaram o sol e as estrelas, num momento especial – o eclipse solar total.

Só assim, com estas condições, com o sol escondido seria possível validar a teoria física mais fabulosa do génio cientista Albert Einstein – a Teoria da Relatividade Geral.

Uma Lei da gravidade nova. A gravidade são os objectos em movimento na geometria invisível do universo. Todos os objetos massivos, toda a energia tem efeitos nessa geometria e altera a dinâmica do cosmos no espaço-tempo que não é por isso imutável, como pensava Newton.

 

 

Diversas tentativas anteriores tinham fracassado para demonstrar que a luz de uma estrela quando chega a nós sem interferências, segue uma linha direita no espaço. Mas ao passar muito perto do sol, a linha desvia-se, é encurvada e a estrela nota-se que se afasta um pouco do sol. Assiste-se ao encurvamento gravitacional da luz.

Em finais de 1915, Einstein tinha publicado um pequeno artigo onde apresentava o seu trabalho de há vários anos e propunha que se medissem a posição das estrelas sem nada a sua frente e que depois medissem a posição das estrelas com um eclipse total – ocasião favorável para medir desvios de raios de estrelas por trás do Sol  – para compararem as suas posições. Só assim seria possível verificar a verdade da sua teoria, que a matéria-energia deforma o espaço-tempo.

 

O espaço e o tempo não eram absolutos, o espaço-tempo não é plano, defendia Einstein.

A Europa estava em guerra. A Primeira Guerra Mundial dificultava a troca de informações entre cientistas, principalmente quando estavam em lados opostos.

 

Mas um jovem pacifista e brilhante astrofísico inglês, Arthur Eddington, recebeu uma cópia desse artigo e reconheceu a importância da nova teoria.

 

É a partir daqui que tudo se desenrola e o pós-guerra torna-se favorável para as aventuras que levaram as duas equipas de astrónomos a observar e registar o eclipse solar comprovando-se como certa uma nova teoria do universo, que alterou a geometria do espaço e a trajectória da luz das estrelas.

albert-einstein-inovacao

Foi há 100 anos que a experiência científica comprovou o poder do pensamento, da mente humana, do espírito humano incompreendido por tantos – Albert Einstein.

 

 

A inovação e os pensamentos felizes inspiram-nos!

 

Ana Almeida
Marketing