A TÂNIA E A MULTISECTOR – MAIS QUE UM ESTÁGIO, UMA EXPERIÊNCIA

24 Maio 2019

A TÂNIA E A MULTISECTOR – MAIS QUE UM ESTÁGIO, UMA EXPERIÊNCIA

tania-lopes-artigo

 

Com o objetivo de finalizar a minha licenciatura em Marketing, no Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, elegi a Multisector para realizar o meu estágio curricular, que teve início em fevereiro. Aqui, tive a oportunidade de conhecer o mercado B2B e aplicar os conhecimentos teóricos que adquiri ao longo de 3 anos.

Sendo este, o meu primeiro contacto com o funcionamento do mercado B2B, o entusiasmo e as perspetivas eram elevadas. Desde o início, fui recebida de forma excecional, num ambiente empreendedor, por uma equipa jovem e trabalhadora, que muito tinha para me ensinar. Para além de um excelente ponto de partida para o início de um percurso profissional, a Multisector permitiu-me percecionar melhor o ambiente e cultura organizacionais.

O estágio foi realizado no departamento de Estratégia & Desenvolvimento. A minha função, enquanto estagiária, foi auxiliar ao nível da minha área de estudo e, por isso, uma das minhas primeiras tarefas consistiu na elaboração de um template, para aplicar em documentos word, de forma a standardizar entre departamentos a informação que é enviada para os clientes.

Outra das minhas tarefas, e a que exigiu de mim uma maior responsabilidade, foi a gestão contínua das páginas da Multisector nas redes sociais, tanto do Facebook como do Linkedln, com o objetivo de aumentar a notoriedade e credibilidade de ambas e que se mantivessem constantemente ativas.

Realizei ainda, um estudo de oportunidade, em que fiz o levantamento de dados relativos a capitais de risco e a startups existentes na região do Minho. Este estudo permitiu à Multisector avaliar de forma clara a oportunidade de desenvolver um novo serviço.

Outra das minhas atividades, foi a realização de uma campanha digital, que assentou no envio de uma mensagem através do Linkedln pessoal da diretora do departamento, Irina Machado, a todos os gerentes, diretores de departamentos, CEOS ou administradores de empresas. O objetivo da campanha era identificar e alcançar potenciais clientes.

Foi ainda desenvolvido por mim, um estudo da concorrência, estratégias para superar a intangibilidade dos serviços e sugestões de como deve a Multisector comunicar interna e externamente.

A minha passagem na Multisector, foi uma experiência enriquecedora que contribuiu para o desenvolvimento das minhas competências interpessoais, científicas e pessoais. Aprendi a gerir melhor o meu tempo, a ter método de pesquisa e a pôr em prática os meus conhecimentos teóricos.

Agradeço às pessoas que estiveram à minha volta, de quem fui retendo informações, tanto de marketing como de outras áreas que, com certeza, me vão ajudar no futuro. Sinto que vou mais bem preparada para o mundo do trabalho.

Assim, com o término do estágio, deram-se por concluídas todas a atividades descritas no planeamento inicial e a sensação de dever cumprido.

Tânia Lopes
Licenciada em Marketing
————————————–
Para novos desafios académicos e profissionais
na área de gestão comercial:
@: tania.pp.lopes@gmail.com
tlm: 925 359 270