VAMOS “VESTIR” AS EMPRESAS COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

29 Abril 2019

VAMOS “VESTIR” AS EMPRESAS COM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

POSEUR – Primavera/Verão 2019

O PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos é um dos 16 programas existentes para a operacionalização da Estratégia do Portugal 2020 e pretende fomentar o crescimento sustentável. Uma das Prioridades do Investimento do programa prevê a “Promoção da eficiência energética e da utilização das energias renováveis nas empresas” através da implementações de ações que visem aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis.

eficiencia-energetica -energias-renovaveis-nas-empresas

Qualquer empresa, independentemente da dimensão e sector de atividade, é entidade beneficiária desde que os imóveis objetos de intervenção sejam propriedade da empresa ou disponham de contrato de arrendamento com duração compatível com o tempo de vida útil dos investimentos. Nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve a taxa máxima de financiamento sobre o investimento é de 70%, na região de Lisboa 50% é a taxa máxima, desde que observados os limites de intensidade de auxílio em caso de Ajudas de estado.

As tipologias de operações financiadas englobam a intervenção nos processos produtivos das empresas que demonstrem os respetivos ganhos financeiros líquidos nas seguintes intervenções:

 

a) Optimização e instalação de tecnologias e sistemas energeticamente eficientes ao nível dos processos produtivos;

b) Optimização e instalação de tecnologias e sistemas aos processos produtivos;

c) Intervenções na envolvente opaca de edifícios climatizados ou refrigerados;

d) Intervenções na envolvente envidraçada de edifícios climatizados ou refrigerados;

e) Intervenções nos sistemas técnicos instalados;

f) Intervenções de implementação de sistemas de gestão técnica de energia;

g) Aquisição de veículos eléctricos ou de veículos com motorização a gás natural veicular, desde que não aumente a dimensão da frota;

h) Conversão de veículos próprios para gás natural veicular.

Nas tipologias de operações financiadas também são abrangidas as ações de intervenção ao nível da promoção de energias renováveis nas empresas para autoconsumo, desde que façam parte de soluções integradas. Estas despesas são elegíveis mas limitadas a 20% do montante de investimento, não considerando o montante de investimento em produção de energia em fontes de energia renováveis.

Limitadas a 5% do valor do investimento, as operações de realização de auditorias, diagnósticos e outros estudos e trabalhos necessários à realização do projeto são elegíveis , desde que não sejam obrigatórios por lei, assim como a avaliação e acompanhamento do desempenho e da eficiência energética do investimento.

poseur-logo

 

O PO SEUR é uma oportunidade para converter as empresas em organizações mais sustentáveis e diminuir a dependência energética. Uma oportunidade que tem previsão de abertura no 3.º trimestre de 2019 através do primeiro concurso para o investimento da eficiência energética nas empresas.

Para aceder a este incentivo é essencial apresentar um estudo de impacto rigoroso, assim como demonstrar a viabilidade e rentabilidade do investimento – conte connosco para este o apoiar neste exercício.

 

Bruna Parente
Consultora em Estratégia & Desenvolvimento