ATIVAR IPVC – MIXÓRDIA DE THINK TANKS

26 Março 2019

ATIVAR IPVC – MIXÓRDIA DE THINK TANKS

Eletrotecnia e Informática - 13 Março 2019

mixordia-think-tanks

O ATIVAR IPVC, que conta com apoio e acompanhamento da Multisector desde a sua criação, tem-se mostrado um projeto-chave na dinamização das relações entre o IPVC e o tecido empresarial da região do Alto Minho.

Uma das suas mais recentes iniciativas, foi o Think Tank do passado dia 13 Março 2019 na Escola Superior de Tecnologias e Gestão. Esta sessão em formato de mesa redonda contou com a participação chave de representantes das empresas Painhas, BorgWarner, XpandIT e SparkleIT, tendo ainda a interação com uma audiência composta por profissionais, empresas e investigadores do Instituto.

Esta ação estratégica promovida pela área científica de Eletrotecnia e Informática teve por base os seguintes objetivos:

1.  Promover a reflexão e identificação de eventuais desalinhamentos entre a oferta formativa da Área Científica de Eletrotecnia e Informática e as necessidades do tecido empresarial da região;

2.  Potenciar parcerias estratégicas com instituições pares e com o tecido social e empresarial da região, de forma a melhorar e adequar a oferta formativa, atividades de ID&I e prestação de serviços às necessidades da comunidade envolvente.

O principal resultado deste Think Tank foi a reflexão conjunta entre o “mercado” e a instituição de ensino que nos quais se discutiram as necessidades básicas sentidas pelas empresas. A atitude foi definida como uma base essencial de um bom profissional, sendo que os fatores críticos de sucesso salientados se centram nas softskills: “saber pensar”, “pensar fora da caixa”, “tomar decisões” e “comunicar”. A adopção de medidas de apoio ao desenvolvimento de softskills revelaram-se o tema core da discussão, tendo sido identificada por todos os representantes das empresas e reforçada pelos professores presentes.

Horto-floricultura - 15 Março 2019

A participação da Multisector a 15 de março no Think Tank inserido na 16ª Mostra de Cultivo em Tomiño, com o objetivo de convergência entre a oferta formativa e as necessidades de investigação com as necessidades do tecido empresarial, evidenciou igualmente a importância das softskills, desta vez no contexto do mercado de trabalho agrícola.

A esta conclusão alia-se a escassez dos recursos humanos por motivos de cariz social, económico e educacional e adequação dos conhecimentos ao novo paradigma da atividade agrícola, proporcionado pela era da Indústria 4.0.

Os participantes presentes neste evento do projecto ATIVAR, que estava inserido no projeto de Eurocidade Vila Nova de Cerveira e Tomiño, eram representantes da hortifloricultura e do ensino de Espanha e Portugal:

1. Ensino:

2. Empresas:

3. Entidades públicas:

As necessidades identificadas incitam a uma estreita articulação entre as Instituições de Ensino e o tecido empresarial, com vista, a juntos, suprirem os desafios a enfrentar em cada um dos domínios de conhecimento.

O IPVC e a Multisector estão convictos que que esta deve ser uma boa prática do mercado.

mixordia-think-tanks-2

Portfólio de Clientes

As nossas referências falam por nós.

Fale connosco!

Cada organização é única, vamos falar sobre a sua?