COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES | MONUMENTO NACIONAL

18 Janeiro 2019

COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES | MONUMENTO NACIONAL

O governo aprovou em Conselho de Ministros de 10 de janeiro a classificação do Complexo Arqueológico dos Perdigões como sítio de interesse nacional, sendo-lhe atribuída a designação de «monumento nacional».

Situado numa das propriedades do Esporão, a Herdade dos Perdições em Reguengos de Mosaraz, é um sítio pré-histórico, com mais de 16 hectares, que terá sido fundado há mais de cinco mil anos e que foi originalmente descoberto de forma involuntária em 1996, quando a Herdade do Esporão realizava a plantação de vinhas. Desde então, o Esporão, em parceria com a ERA Arqueologia, apostou na descoberta, salvaguarda, proteção e divulgação deste conjunto patrimonial, assumindo o compromisso de não plantar vinha na área do sítio arqueológico e participando financeiramente na sua investigação científica e exploração arqueológica.

Com a grande preocupação de preservar o património histórico presente na herdade, o Esporão criou o Centro Arqueológico dos Perdigões, recuperou a Torre Medieval, a Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e o Arco do Esporão. Atualmente, algumas das peças mais relevantes, provenientes das escavações estão expostas na Torre do Esporão, que acolhe o Museu Arqueológico do Complexo dos Perdigões.

 

complexo-arquelogico-perdigoes-2

Em 2012, o Esporão inaugurou o renovado Enoturismo da Herdade do Esporão, projeto financiado pelo FEDER, através do COMPETE, com o apoio da Multisector, com uma nova oferta de serviços, em que, a par dos vinhos, dos azeites da marca Esporão e da riqueza da gastronomia Alentejana, passou a possibilitar aos visitantes o contacto com todo o património natural e histórico-cultural da herdade, designadamente o Complexo Arqueológico dos Perdigões, assumindo um claro compromisso com a preservação da biodiversidade natural e cultural e do seu desenvolvimento sustentável.

Como resultado desta aposta na exploração e preservação do património, o Complexo Arqueológico dos Perdigões é atualmente um dos mais importantes sítios arqueológicos em Portugal.

O “Monumento Nacional”

complexo-arquelogico-perdigoes

 

O Complexo Arqueológico dos Perdigões é conjunto pré-histórico, constituído por vestígios de um santuário megalítico, com diversos menires e um conjunto de recintos concêntricos definidos por grandes fossos escavados na terra e na rocha, que incorpora ainda um cemitério de sepulturas coletivas.

O complexo detém uma grande importância a nível ibérico, constituindo-se como um sítio raro e particularmente valioso para a compreensão das relações quotidianas e simbólicas das comunidades rurais do Sudoeste Peninsular. Pelas suas dimensões monumentais e bom estado de conservação, quer pela excecionalidade dos materiais que foram recolhidos nos últimos anos, que identificam uma ocupação por um período superior a mil anos, quer ainda pela sua implantação e orientação, o complexo dos Perdigões foi reconhecido como um conjunto de superior relevância histórica, cultural e científica com elevado potencial de valorização.

A Multisector dá os parabéns ao Esporão pelo grande investimento e meritório trabalho que realizou em prol do património nacional, agora reconhecido com a distinção de “monumento nacional”.

 

Cláudia Martins
Gestão de Projetos