12 PASSAS By Multisector

21 Dezembro 2018

12 PASSAS By Multisector

A época de final de ano é sempre uma boa altura para fazer um balanço do ano que culmina e mais importante para determinar os votos para o ano que se avizinha. Pois bem, na Multisector já temos as 12 passas na mão,  e sabemos  bem o que desejamos para 2019:

1.
Mais COOPERAÇÃO

 

Por um lado, uma maior cooperação entre os agentes económicos que resulte num acréscimo de competitividade, atuando como uma “hélice quadrupla”, Empresas, Administração pública, Entidades do Sistema Científico e Associações empresariais. Por outro lado, articulação e conjugação de competências complementares, reunindo esforços para uma maior eficiência de recursos.

 

Queremos ser o quinto elemento!

2.
Mais INOVAÇÃO

 

Um tecido empresarial cada vez mais inovador e com um maior valor acrescentado. Um papel afirmado dos consultores como “innovation brokers”, assume-se cada vez mais um papel essencial para a criação e monetização de inovação.

Por um lado, porque acompanha as reais necessidades das empresas  e, por outro lado, porque conhece as competências detidas pelos Interfaces do Sistema Científico para suprir essas necessidades, ou seja, todos saem a ganhar, sempre.

 

Queremos pensar fora da caixa!

3.
Mais e melhores PESSOAS

 

Porque as organizações são essencialmente as pessoas, o que traduz a importância de um melhor desempenho das suas funções, de um bom relacionamento interpessoal, intra e extra organização.  Por muita revolução digital que exista, sabemos que existe um denominador comum para o sucesso das organizações: a preocupação com o relacionamento humano.  Nas funções chave para os negócios, continuam a ser as pessoas a transcender as máquinas pela sua polivalência e predisposição para aceitar desafios e desenvolver (novas) competências.

 

Queremos ser melhores!

4.
Mais VALOR

 

Todos os dias encontramos no mercado modelos de negócio competitivos e diferenciados. É preciso continuar este caminho da diferenciação pela excelência em toda a cadeia de valor. Precisamos repensar os modelos de negócios para libertar mais valor. Com mais tecnologia (Fazer melhor) mais competências (Pensar melhor) e uma oferta mais competitiva!

 

Queremos ganhar mais!

5.
Mais ESTRATÉGIA com Inteligência (Strategy & Intelligence)
.

 

Saber para onde ir conhecendo bem o ponto de partida. O equilíbrio deste conhecimento é critico para uma estratégia inteligente de desenvolvimento. Estabelecer objectivos com expectativas alinhadas com a realidade é o ingrediente essencial para a resiliência e para o sucesso.

 

Queremos ser mais estrategas!

6.
Mais INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

 

O mundo 4.0 traz-nos muita tecnologias e automatização. Mas este novo paradigma só veio salientar mais a importância das pessoas no contexto digital. Prova disso é a valorização e procura crescente de competências pessoais, evidenciando-se a Inteligência emocional, isto é, a “capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles.

 

Queremos ser mais inteligentes!

7.
Mais e melhor COMUNICAÇÃO

 

Comunicar é um processo cuja complexidade decorre da dificuldade do emissor em transmitir claramente a sua mensagem, de forma percetível para o seu recetor. A comunicação está sempre presente, no relacionamento com colegas, amigos, clientes, familiares e mesmo quando não falamos. As organizações comportam-se quase como pessoas, têm uma personalidade, uma cultura e os seus próprios valores e, por isso, os recetores da comunicação (clientes, fornecedores, sociedade, etc) podem não ver a empresa da forma que a empresa pensa que se está a comunicar.

 

Queremos dar-nos a conhecer!

8.
Mais atitude EMPREENDEDORA

 

É sem dúvida uma forma de estar! No nosso ponto de vista, nem todas as novas empresas podem ser consideradas empreendedoras, se seus colaboradores não  deterem a ‘atitude’, o ‘perfil’. A atitude empreendedora traduz-se em dinamismo, na inovação do produto/serviço e processo, na proatividade e na sustentabilidade. Todos na empresa devem ser empreendedores (ou intraempreendedores), o resultado desta atitude é holístico.

 

Queremos ser arrojados!

9.
Conheça as oportunidades da ECONOMIA CIRCULAR

 

“O lixo de uns é o tesouro de outros”. Esta afirmação nunca foi mais verdadeira. Deparamos-nos cada vez mais com modelos de negócios que reutilizam resíduos de outras indústrias para criar produtos de valor acrescentado e ecologicamente sustentáveis.  A União Europeia (e não só) está a consciencializar-se do potencial da Economia Circular, que vai muito para além da sustentabilidade ambiental. Traduz-se igualmente em matérias-primas mais baratas, produtos certificados e de valor acrescentado, redução dos custos com resíduos/desperdícios ou até em receitas geradas pela venda dos desperdícios da sua indústria.

 

Queremos negócios mais sustentáveis!

10.
Dizer sim à TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

 

Com certeza já ouviu falar desta “evolução natural da economia para uma era digital, de massificação de informação”. Parece algo distante e/ou só aplicável a certos negócios. Mas a digitalização dos modelos de negócios é algo transversal ao mercado e as empresas que aproveitarem esta onda vão comprovar aumentos de eficiência, processos mais ágeis, redução de custos e um maior controlo sobre a sua organização.

 

Queremos ser mais digitais!

11.
PORTUGAL no mundo!

 

O mercado nacional não passa do nosso quintal,  a nossa zona de conforto. Mas nunca foi tão fácil operar a um nível global , nem nunca Portugal teve a oportunidade de ser uma marca nacional de referência … o mundo gosta de nós e não só das nossas praias e clima  ameno. A nossa tecnologia, os nosso produtos, o nosso conhecimento tem um mercado de 7 biliões à espera.

 

Queremos ser globais!

12.
Mais CLIENTES fidelizados

 

Clientes SATISFEITOS são clientes FIDELIZADOS. O foco e o objetivo de qualquer negócio prende-se,  e prender-se-á sempre, com a satisfação das necessidades e desejos dos seus clientes. Conseguir uma venda é fácil, conseguir um cliente fiel, nem tanto. Se os seus clientes não voltam, o seu negócio tem o futuro comprometido. A fidelização de clientes garante um fluxo constante de receitas e sustentabilidade. O segredo para esta fidelização? A distribuição do esforço para as fases pré-venda e pós-venda, para garantir a satisfação de um cliente.

 

Queremos continuar a ser vossos fornecedores! :)

 

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