CLIENTES | O FAROL DO CONTROLO DE GESTÃO

13 Julho 2018

CLIENTES | O FAROL DO CONTROLO DE GESTÃO

Desenvolver um sistema de controlo de gestão é um processo complexo pela quantidade de informação que é necessária recolher, triar e analisar. Por vezes é fácil ficar à deriva no meio dessa informação, mas é aqui que devemos colocar a prioridade máxima a iluminar a tomada de decisão – Os Clientes.

 

 

Vamos por pontos:

1. Raramente um negócio está no estágio idealizado e desejado pelos seus fundadores. Afinal, a procura da perfeição faz parte da natureza humana.

2. Assim sendo, a valia do meu negócio resulta da avaliação dos outros!

3. Quem são os outros?

No geral: a Sociedade medida pela notoriedade no setor, na região, nas classes profissionais, etc.

→ Diretamente: os chamados stakeholders, sócios, colaboradores, fornecedores ou mesmo financiadores;

→ PRINCIPALMENTE: os clientes e o seu grau de satisfação com os produtos e serviços.

Resumindo:

O foco da nossa atividade são os CLIENTES
 Os fundamentos da nossa existência são os CLIENTES
 E vivemos de e para os CLIENTES

 

Assim, os Clientes são o FAROL da viagem de implementação de um Sistema de Controlo de Gestão e devem estar presentes em todas as fases de implementação:

Diagnóstico, Arquitetura, Implementação e Monitorização.

 

João Lacão
Estratégia Empresarial