ALTO MINHO 4.0 | TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

11 Julho 2018

ALTO MINHO 4.0 | TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

ARC4DigiT – Tecnologias de Transformação digital para empresas

 

O IPVC enquanto pilar do ecossistema da Inovação da Região do Norte encetou, reuniu esforços e criou em 2018, um centro de investigação aplicado para a Transformação Digital – ARC4DigiT.

 

Inserido no IPVC, o ARC4DigiT reúne uma panóplia de competências de investigação fundamental e aplicada, baseadas na multidisciplinariedade dos seus investigadores, que se posicionam como especialistas em tecnologias de transformação digital em Segurança Informática, Big Data, Machine Learning, IoT e Arquitetura de Software com as mais variadas aplicações.

 

Com o objetivo claro de estar próximo das empresas, o ARC4DigiT reuniu um Conselho Consultivo onde estão, para além de investigadores, empresas de relevo e associações que têm como missão apoiar na definição das prioridades da unidade de investigação e acelerar os processos de transferência de tecnologia nos domínios da Transformação Digital.

 

Este foi precisamente o tema a que se subordinou o primeiro encontro do Conselho Consultivo do ARC4DigiT, que teve um formato de Think Tank. A dinâmica consistiu na criação de três grupos de discussão com dois propósitos subjacentes, que representaram as duas abordagens existentes à identificação de necessidades de inovação.

 

ALTO_MINHO_4-0

 

Por um lado, uma estratégia push innovation com a discussão por parte de investigadores de diferentes domínios, desde Engenharia de Software & Desenho de processos, Ciências Empresariais & Segurança, Jogos Sérios, Big Data, AI e Sistemas de Informação Geográfica.

 

Por outro lado, pull innovation com dois grupos que reuniram representantes da Saúde e do Turismo e agregadores do tecido empresarial regional, empresas TICE e investigadores do ARC4DigiT para discussão conjunta das necessidades percecionadas pelos adotantes da Transformação Digital.

 

As principais conclusões apontam para que os desafios e as oportunidades da era da transformação digital devam ter como base de ação a estreita cooperação entre entidades de saber e empresas TICE em colaboração com os utilizadores, que estão diariamente em contacto com a sua realidade empresarial.

 

Esta iniciativa propõe precisamente este confronto entre pull e push innovation a um nível cada vez mais próximo das PME que permite alavancar a competitividade das empresas e a notoriedade da região em matéria de Revolução 4.0.

 

Tem um desafio relacionado com a Transformação Digital? Então poderá recorrer ao IPVC e ao ARC4DigiT. Para tal basta partilhar aqui: http://www.ipvc.pt/DESAFIOS-DAS-EMPRESAS-AO-IPVC

 

Do que está à espera para elevar a fasquia da sua empresa para 4.0?

 

Edite Rodrigues
Estratégia & Desenvolvimento