O IMPACTO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA SAÚDE, INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO

28 Maio 2018

O IMPACTO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NA SAÚDE, INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO

THINK TANK

O CCG (Centro de Computação Gráfica) realizou uma sessão Think Tank, dedicada à temática “Computação Gráfica e Visão por Computador”, no dia 23 de maio, nas suas instalações, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

think-tank

 

Dinamizado pela Multisector em conjunto com o CVIG (Computer Vision Interaction and Graphics), o Think Tank teve como objetivo identificar e validar as potencialidades da aplicação das tecnologias da computação gráfica a setores estratégicos: Saúde, Indústria e Construção Civil & Imobiliário.

 

Depois de uma receção das cerca de 30 personalidades de referência do mundo empresarial, investigação e outras entidades, formaram-se 3 grupos de discussão (Saúde, Indústria e Construção), com o objetivo de recolher uma visão eclética sobre as temáticas em discussão, assim como identificar oportunidades de investigação aplicada e transferência de tecnologia.

 

Na mesa de saúde foram abordadas as temáticas centrais da aplicação das tecnologias da visão por computador às atividades de diagnósticos médico e outras aplicações, encontrando-se desafios e oportunidades assim como uma análise do potencial de valor que estas tecnologias poderão vir a gerar a curto prazo para cada um dos players.

 

O grupo de discussão da indústria têxtil dedicou-se ao debate das vantagens da inspeção ótica automática em diferentes fases do processo produtivo, assim como as vantagens das soluções de deteção, reconhecimento e seguimento de objetos e pessoas.

 

Quanto à área da construção e imobiliárioo foco esteve na colaboração remota e local com realidade mista, nos sistemas de visualização de informação de projetos, imóveis no espaço alvo final, na criação de ambientes virtuais para simulação e prototipagem e ainda na criação de sistemas de customização de espaços e produtos.

 

Esta ação decorreu no âmbito da promoção do CCG como centro de transferência de conhecimento científico e tecnológico, um projeto dinamizado pela Multisector focado no desenvolvimento do posicionamento do CCG junto do tecido empresarial e no reforço do seu papel como agente de valorização de conhecimento e tecnologia pela sua aplicação no mercado.