BUSINESS INTELLIGENCE VS MARKETING

11 Maio 2018

BUSINESS INTELLIGENCE VS MARKETING

MULTISECTOR NA UNIVERSIDADE DO MINHO

empower-minho

 

O Business Intelligence (BI) é usado para tomar decisões de forma mais assertiva, sendo uma tendência em forte expansão a nível global com impacto no desenvolvimento de diversas áreas funcionais das organizações.

 

Para debater de que forma o Business Intelligence e o Marketing estão interligados, o evento contou com a presença e intervenção de João Soares (Consultor de Marketing & Business Development na Multisector – Innovation Consulting), Marco Escadas (Professor Assistente Convidado da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho), Bruno Martinho (Investigador no Centro Algoritmi) e Filipe Portela (CEO da IOTECH).

 

No atual paradigma de economia 4.0, no qual a transformação digital é a sua base, a recolha, tratamento e análise de dados deixa de ser algo exclusivo a apenas algumas áreas funcionais de uma organização e passa a ser transversal a todas. A informação passa a ser a matéria-prima chave de qualquer organização e na área de marketing não é exceção. O marketing digital pode ser visto como a resposta mais óbvia à questão de como o Business Intelligence e o marketing se interligam, no entanto, foram levantados e discutidos casos de alto interesse que demonstram que o uso e abuso de informação pode ter um grande poder no desenvolvimento de ações de marketing estratégicas.

 

A sessão terminou com uma discussão aberta, juntamente com a audiência, de temas da atualidade como o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), o caso Cambridge Analytica e o seu impacto no desenvolvimento de estratégias de marketing político muito segmentadas e ainda, o famoso caso Target, empresa de retalho americana que gerou polémica depois do seu algoritmo de marketing automation ter reconhecido a gravidez de uma adolescente, antes do seu próprio pai, partindo da análise ao seu comportamento de consumo.

 

Este debate foi parte integrante do primeiro dia da Iniciativa “Empower Minho 2.0“, com o lema “Power to empower”, que decorreu de 7 a 9 de maio na Universidade do Minho tendo cada dia um perfil próprio, com palestras e sessões temáticas, workshops e contacto direto com empresas, respetivamente.