ATIVAR IPVC

17 Abril 2018

ATIVAR IPVC

Gala de Apresentação

A 2ª Cimeira do IPVC acolheu o lançamento do projeto ATIVAR IPVC, projeto este que conta com o apoio da Multisector. A apresentação teve lugar no dia 12 de abril no Centro Cultural de Viana do Castelo, na frente ribeirinha da cidade, seguido de um cocktail no Navio-Hospital Gil Eannes, atracado na antiga doca Comercial.

ativar-ipvc-logo

Este projeto ambicioso nasce da colaboração entre o IPVC e a Multisector e vem preconizar a sofisticação do ecossistema de Inovação constituído por alunos, investigadores e empresas, como salientou, Rui Teixeira, Presidente do IPVC. O mote do projeto é ATIVAR a realidade produtiva e empresarial da região através da cooperação e colaboração. O caminho a trilhar carateriza-se por uma adaptação entre as realidades distintas dos agentes do ecossistema, baseando-se num diálogo permanente. Estes esforços serão canalizados para a obtenção de respostas a necessidades específicas de investigação de acordo com a realidade de cada empresa.

ipvc-empresas

O IPVC apresenta estruturas humanas e físicas que permitem concretizar este objetivo. Por um lado, o Instituto detém um leque de competências e conhecimentos corporizados nos seus investigadores, discentes e numa unidade orgânica que se dedica à aproximação às empresas e à comunidade em geral, a Oficina de Transferência de Tecnologia, Inovação e Conhecimento. Por outro lado, possui laboratórios e equipamentos que se encontram ao dispor das empresas.

Carlos Rodrigues, Vice-Presidente do IPVC, reforçou que o projeto ATIVAR constitui-se como um instrumento para o desenvolvimento da relação existente com o tecido empresarial. Espera que da realização das atividades floresça diversas iniciativas de colaboração, criando-se no seio do IPVC rotinas para a Inovação e incremento da Competitividade da região.

O projeto ATIVAR vem imprimir uma mudança no paradigma do relacionamento entre academia e empresas através de interfaces inovadoras e atividades que permitem dinamizar e estreitar os laços de interdependência.

 

A Multisector tem assumido um papel fulcral no processo de transferência de tecnologia e valorização do conhecimento em diversos setores. O projeto ATIVAR IPVC é um bom exemplo. Assista ao vídeo de apresentação do projeto!

A Multisector está com o IPVC na dinamização e gestão deste projeto.

Convidamos a nossa rede a saber mais e a participar nas várias atividades.

Desafie esta equipa que está motivada em fazer mais pela inovação.

 

Edite Rodrigues
Consultora em Estratégia e Desenvolvimento
edite.rodrigues@multisector.pt