BUSINESS INTELLIGENCE vs BUSINESS ANALYTICS

25 Janeiro 2018

BUSINESS INTELLIGENCE vs BUSINESS ANALYTICS

Um exercício de simplificação de conceitos

 

Vivemos na era do Big Data e conceitos como BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics) são cada vez mais comuns no dia a dia das organizações. As empresas pioneiras na utilização de ferramentas de BI e BA foram grandes empresas multinacionais com uma grande capacidade de investimento e com uma maior sensibilidade para perceber que estas ferramentas têm um impacto profundo na competitividade de qualquer organização.

 

No entanto, hoje as ferramentas de BI e BA estão ao alcance das PME e o interesse em conhecer e utilizar estas ferramentas para o apoio à gestão é crescente e fundamentado. Mas vamos por partes.

 

“ A INFORMAÇÃO CERTA, NAS PESSOAS CERTAS, NO TEMPO CERTO”

 

Esta afirmação resume os conceitos de BI e BA que têm como objetivo central tratar dados do PASSADO em INFORMAÇÃO relevante para a tomada de decisão no FUTURO.

As palavras chave aqui são INFORMAÇÃO RELEVANTE. Nos dias de hoje, a informação gerada ao longo da cadeia de valor é dantesca e complexa. Dantesta pela quantidade e complexa pela variedade de naturezas e fontes de informação ao dispor de qualquer organização.

 

Ora esta informação de nada serve se não estiver organizada de forma a que possa ser transformada em CONHECIMENTO, ou seja, informação relevante para a tomada de decisão da GESTÃO.  Assim, BI e BA são conceitos que apresentam métodos de transformação de dados em informação para a gestão. Simples? Parece que sim.  No entanto continuamos a falar de BI e BA como se fossem um só conceito, afinal em que diferem?

 

Na verdade o grande objetivo do BI e BA é exatamente o mesmo,  daí a literatura ser ambígua nas suas definições e podermos encontrar várias leituras. Abaixo partilho as definições de alguns gestores que são referências nos domínios do BI e BA, mas não do mundo académico.

 

Compreender o passado para prever o futuro
By  van Rijmenam – CEO BigData Startups

“BI consiste em olhar para um espelho da organização de forma evolutiva de acordo com informação histórica de anos atrás ou mesmo minutos. Enquanto BA é o olhar sobre o futuro e tentar prever o que irá acontecer”

“O BA apoia na antecipação do que está para vir e o BI conta o que aconteceu”

—–

O BA é uma ferramenta do BI
by  Dr. Rado Kotorov – CEO Information Builders

“O termo BI é utilizado como referência às capacidades que uma plataforma tem para aceder à informação, gerir metadados, desenvolver ferramentas para o reporting,… o termo BA refere-se aos métodos de análise da informação conseguida pelo BI, ou seja, análise descritiva, preditiva, etc…  ou mesmo as aplicações e ferramentas que desenvolvem estas análises”

—–

BI é o Nome e BA é o Verbo
By Dipak Bhudia- CPA – Cleaer Analytics

“O BI é essencialmente um nome que inclui a aquisição, armazenamento, análise e reporting de informação do negócio e também do seu ambiente externo. O BA é mais um verbo, ou seja, o ato de descobrir informação relevante através das ferramentas e técnicas disponíveis para o efeito.”

—–

 

Estas definições resumem aquelas que são as principais diferenças entre BI e BA numa lógica de gestão e não de ciência e tecnologia.

Considerando aquela que é a realidade das empresas nacionais e a experiência da Multisector no apoio às empresas na integração de BI e BA nos seus negócios, partilho a nossa leitura:

O BI inclui todas as ferramentas e processos que permitem organizar as informações de todas as fontes de uma forma compreensível  para poder ser tratada. O BA inclui todo o tratamento desta informação para gerar informação precisa para a tomada de decisão.

 

De forma mais gráfica:

O entregáveis de BI são tabelas de dupla entrada – duas dimensões e o BA são mais cubos onde a informação podes ser combinada de várias formas – multidimensional.

 

BIvsBA

 

 

Irina Machado
Diretora Depto. Estratégia e Desenvolvimento