WATCH OUT SILICON VALLEY | VAMOS A CAMINHO

29 Novembro 2017

WATCH OUT SILICON VALLEY | VAMOS A CAMINHO

inovacao

 

São cada vez mais as empresas nacionais que apostam na investigação e desenvolvimento tecnológico.

 

Inspiradas pela cultura empresarial de Silicon Valley e pela inovação como factor de diferenciação e de sucesso, as empresas nacionais investem cada vez mais na investigação e desenvolvimento tecnológico como um motor preferencial de inovação, apostando nas tecnologias que vão moldar o futuro.

 

Estas apostas têm vindo a abarcar sectores bastante diversificados, desde projetos que pretendem transformar a forma como as operações são realizadas dentro de fábricas e armazéns, no quadro do paradigma emergente da indústria 4.0, que liga a tecnologia ao setor industrial; até soluções dotadas de inteligência artificial, com capacidade para dar suporte a atividades tradicionalmente com forte fator humano.

 

As empresas portuguesas querem finalmente ser as melhores da europa ou do mundo e não apenas as melhores de Portugal – e isso é ótimo.

 

Esta cultura de inovação e diferenciação baseada em I&DT carece, contudo, de investimento financeiro e recursos humanos altamente especializados que nem sempre estão acessíveis a todas as empresas. Por outro lado, a incerteza técnica e científica e o risco comercial são aspectos inerentemente ligados à actividade de investigação e à inovação, fazendo com que haja resistência por parte do tecido empresarial à sua adopção. As políticas de incentivo ao investimento desempenham por isso, um papel fundamental para reconverter o sector produtivo e exportador instalado, e fomentar o desenvolvimento de novas ideias, novos negócios e novos paradigmas.

 

Os programas que fomentam estas atividades, nomeadamente o Horizonte 2020 e o Portugal 2020 (que financiam até 75% das despesas de investimento das PME), permitem minimizar este risco e promover de forma sustentada uma cultura de investigação e inovação nas nossas empresas.

A Multisector é uma empresa especializada em consultoria de I&D, apoiando as empresas na construção de projetos de I&D disruptivos e na transferência de tecnologia entre centros de investigação, universidades e empresas.

A sua empresa já se pôs a caminho? Nós estamos prontos para o ajudar.

 

Pedro Sacramento
Consultor de I&D

FacebookTwitterLinkedInGoogle+