PRECISO DE UM PLANO DE MARKETING?

31 Outubro 2017

PRECISO DE UM PLANO DE MARKETING?

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Claro que sim. Porquê? Porque o plano de marketing é, na sua essência, um guia estratégico de como fazer crescer o seu negócio e não aquele “documento bonito sobre comunicação” como muitos empresários ainda erroneamente acreditam.

Este artigo focar-se-á em 5 tópicos essenciais que um plano de marketing tem que conter e os quais qualquer empresário deve ter sempre na ponta da língua:

1.
RAIO X à Organização: Uma análise ao histórico da empresa, ao produto ou serviço, bem como ao seu atual posicionamento no mercado, respondendo a questões como: Qual a estrutura de rendimentos? E de custos? Como se diferencia a sua proposta de valor? Quais os mercados alvo? Qual a nível de concorrência direta ou substitua?

 

2.
Mercado Alvo:
O seu produto/serviço responde às necessidades e desejos de quem? Milenares, “boomers”, “Dinkys”? Pequenas, grandes empresas? Quem o comprará? A lista de caracterização do cliente tipo é infindável, mas o ponto importante a reter é: quanto mais informação tiver sobre o seu cliente, melhor venderá os seus produtos.

 

“O objetivo do marketing é o de conhecer o seu cliente tão bem que o produto/serviço lhe sirva na perfeição e se venda então sozinho.” – Petter Drucker

 

3.
Estratégia de Marketing:
“Venda-me esta caneta”. De certeza que já ouviu falar de como grandes comerciais conseguem vender qualquer coisa. Pois bem, todos os marketeers e comerciais que obtêm sucesso seguem a mesma estratégia, os 4P’s do marketing: Produto, Preço, Ponto de venda e Promoção.

 

4.
Objetivos & Ações:
Uma vez criada a estratégia, é necessário saber como a irá implementar, quais as prioridades? Qual o investimento necessário? Como financiar? Como saber se está a conseguir resultados? Pois bem, definir metas e monitorizar indicadores de performance são a melhor forma de controlar todas a ações, minimizando riscos e maximizando o retorno do seu investimento.

 

5.
Vendas e Orçamento:
O seu plano de marketing poderá ainda incluir previsões de vendas como resposta a um orçamento para comunicação. Este orçamento especificará o quanto e quando gastará em marketing, articulando com os resultados das vendas, permitindo-lhe saber quanto está a gerar a sua campanha de marketing.

Benefícios do Plano de Marketing

Otimizar resultados!

Com um bom plano de marketing terá consigo um plano de ações a implementar, devidamente alinhadas com os seus objetivos para o negócio. Nele estarão identificados os seus mercados alvo, a definição da mensagem que pretende transmitir e a forma como o irá fazer. Este plano será um guia onde terá claramente definidos os seus objetivos e metas, bem como estratégias e ações para os alcançar. Além disso, se devidamente construído, estarão também definidas métricas de monitorização e análise que lhe permitirão saber efetivamente os resultados de cada ação, possibilitando saber quais as ações que trazem um melhor retorno do seu investimento.

 

Responsabilizar!

Um bom plano de marketing também gere as expectativas de uma organização a todos os níveis:

→ Comercial: apoiar quem vende colocando o foco do trabalho de quem vende naqueles que são os objetivos da empresa;

→ Produção: Quem faz sabe porque faz e o que deve considerar primordial para a satisfação dos clientes;

→ Gestão: Porque transmite de forma clara e transparente os objetivos o que responsabiliza as equipas e as pessoas para contribuírem para os seus objetivos.

 

Em suma, ao invés de abraçar as tarefas de marketing sem qualquer foco ou sensibilidade, com o plano, estará a trabalhar de forma estratégica, eficaz e com menos riscos, e principalmente com menos custos. Mais do que um guia do seu negócio, o plano de marketing é a fonte de resposta a perguntas cruciais sobre o seu negócio que muitos empresários ainda nem se tinham questionado.

 

Pode sempre lançar e gerir o seu negócio sem um plano de Marketing, mas será a melhor decisão?

 

 

JOÃO C. SOARES
Estratégia & Desenvolvimento

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