TURISMO | PRÉMIO PARA PROJETOS CUMPRIDORES ATÉ 2018

27 Março 2017

TURISMO | PRÉMIO PARA PROJETOS CUMPRIDORES ATÉ 2018

turismo

 

Os bons resultados do Turismo em 2016 traduziram-se no reforço de apoios ao sector.  O Turismo de Portugal, em parceria com o sistema bancário, otimizou a  Linha de Apoio à Qualificação da Oferta prolongando o prazo até 2018, reforçando a dotação orçamental → 75 milhões de euros, e criando uma nova metodologia de prémio aos projetos cumpridores permitindo a transformação de parte do financiamento em fundo perdido, para projetos que cumpram os objetivos.

No âmbito desta linha, os projetos do sector do turismo podem ser financiados até 75% desde que enquadrados nas seguintes tipologias:

• Requalificação de empreendimentos turísticos existentes;

• Criação de empreendimentos turísticos;

• Criação e requalificação de empreendimentos, equipamentos ou atividades de animação;

• Criação e requalificação de estabelecimentos de restauração e de bebidas;

 • Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.

As condições de financiamento deste programa são muito competitivas, tanto ao nível dos prazos de financiamento (até 15 anos com máximo de 4 anos carência) como pelas taxas de juro, onde o risco é partilhado entre o banco e o Turismo de Portugal.

 

Os projetos de investimento podem incluir aquisições de ativo corpóreo e incorpóreo mas também Fundo de Maneio (até 10% do valor total de investimento).

A grande novidade desta linha é a possibilidade das empresas poderem concorrer a um prémio de desempenho.

 

Nos projetos de investimento a implementar no interior do país, parte da componente do financiamento atribuído pelo TURISMO DE PORTUGAL pode ser convertido em incentivo não reembolsável, desde que sejam atingidas as seguintes metas no terceiro ano após o início de investimento:

 a) Pelo menos 90% das vendas e do valor acrescentado bruto (VAB) previsto na candidatura, sendo que cada um concorre em 50% para esse objetivo;

b) A criação da totalidade dos postos de trabalho previstos.

 

O Valor do Prémio de desempenho pode atingir as seguintes percentagens do financiamento atribuído pelo Turismo de Portugal:

· 20%, no caso de os projetos serem promovidos por micro e pequenas empresas;

· 10%, no caso de os projetos serem promovidos por médias empresas;

 · 5%, no caso de projetos promovidos por não PME.

 

A atribuição do prémio é muito atrativa mas evidencia a importância de um plano de negócios e um estudo de viabilidade exigentes, que maximize a probabilidade de conseguir atingir os objetivos e assim obter o Prémio. A Multisector está aqui para isso, contacte-nos!

 

Consulte a nossa ficha com informação mais detalhada sobre a LINHA DE APOIO À QUALIFICAÇÃO DA OFERTA aqui!

FacebookTwitterLinkedInGoogle+