SME INSTRUMENT – CAMPEONATO EUROPEU DA INOVAÇÃO ONDE PORTUGAL FOI CAMPEÃO!

08 Dezembro 2016

SME INSTRUMENT – CAMPEONATO EUROPEU DA INOVAÇÃO ONDE PORTUGAL FOI CAMPEÃO!

Nem só o futebol tem campeonatos vibrantes e competitivos! E no que toca à competição das empresas, Portugal também foi campeão europeu em 2016! O plantel é bem diversificado e inclui empresas de vários sectores, de várias maturidades mas todas com um elemento em comum – INOVAÇÃO INTELIGENTE!

Sim, Portugal é o país com a maior taxa de aprovação de candidaturas submetidas ao SME Instrument em 2016 – cerca de 40% – quatro vezes superior à média europeia (9,5%). É também o 5.º país com o maior número de projetos nos primeiros 3 trimestres de 2016. A tendência no último trimestre voltou a registar-se, sendo o 2º pais com maior taxa de aprovação no SME Instrument Phase 1.

 

A questão que se coloca agora é: 2016 foi um ano excecional? Ou apenas um marco para o reforço da presença das empresas portuguesas neste campeonato?

 

Independentemente de quais as expectativas, uma coisa é certa, está demonstrada a capacidade das empresas Portuguesas de gerar inovação competitiva e de larga aceitação pelo mercado. O processo de seleção deste instrumento é de uma exigência extraordinária, o que ratifica a qualidade e o potencial de sucesso dos projetos aprovados e as duas premissas essenciais :

1. Introduzir no mercado inovações disruptivas de alto valor acrescentado – be innovative

2. Serem soluções para um mercado global de larga dimensão – be global

 

Até à data as empresas portuguesas conseguiram um incentivo próximo de 400 Milhões de Euros ao abrigo  do H2020. E agora…. Queremos mais! A Multisector está a colaborar com o GPPQ na captação de mais jogadores para preparar o campeonato de 2017.

 

No próximo dia 10 de Janeiro, o GGPQ será o anfitrião de uma sessão de trabalho relativo ao SME Instrument onde irão estar presentes a responsável europeia pelo processo de avaliação do concurso, vários avaliadores, representantes de investidores, consultores e empresas ganhadoras e concorrentes ao SME Instrument.

 

Isto permitirá reunir diretamente com os núcleos de investigadores e apresentar potenciais projetos e receber o primeiro feedback e sugestões para construir uma proposta ganhadora.

 

Nós vamos estar presentes e podemos apoiar a preparar a sua participação neste evento! Entre em contacto com  Irina Machado (irina.machado@multisector.pt) para agilizar a questão.

 

O evento irá realizar-se em Lisboa e a participação é gratuita com inscrição obrigatória através do link: https://goo.gl/Po9kNF.

Para saber mais sobre o SME Instrument! Clique aqui!

FacebookTwitterLinkedInGoogle+