PREPARE A SUA CANDIDATURA AO PDR 2020

30 Novembro 2016

PREPARE A SUA CANDIDATURA AO PDR 2020

pdr

ENCONTRA-SE PARA BREVE A ABERTURA DE MEDIDAS DE VALORIZAÇÃO
DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA

O PDR 2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2020, que substitui o antigo PRODER, tem como objetivo o de melhorar a competitividade do setor, reestruturar as explorações agrícolas e promover o emprego, melhorando a qualidade de vida das populações no meio rural.

O atual fundo agrícola europeu (2014-2020) tem 4,1 mil milhões de euros em apoios para Portugal, concedidos através do FEADER.

É através do PDR 2020 que serão apoiados os investimentos em explorações agrícolas e florestais, em empresas agroindustriais e os projetos de instalação de jovens agricultores, potenciado as condições para aumentar a competitividade do seu negócio.

Os estudos realizados provam a alteração do perfil produtivo no setor agrícola. Um estudo assinado pelo académico Francisco Avillez refere que a evolução do valor acrescentado bruto (VAB) gerado pelo setor agrícola nacional teve um comportamento tendencialmente negativo, com exceção para os últimos anos: +1,3%/ano entre “2009” e “2014”. O mesmo estudo refere que uma das causas consiste na redução da superfície agrícola cultivada de cerca de 1,3 milhões de hectares (-35%) entre os triénios “1996” e “2014”, decréscimo este que apresentou uma ligeira inversão entre “2009” e “2014” (+18 mil ha).  Um outro fator que contribui para este comportamento do VAB foi a redução da população ativa neste setor. Segundo dados do INE, o peso do emprego na agricultura baixou de 12,7% em 2000 para 8,6% em 2014.

Contudo assiste-se ao aumento significativo das exportações na agricultura e floresta. Da análise de um estudo realizado pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) conclui-se que os produtos agrícolas aumentaram as suas vendas para o exterior em 5% em 2015, mas se a estes bens se acrescentar a produção da fileira florestal esse valor sobe para 5,5%. Constata-se que as exportações do setor agrícola aumentaram 409% entre 2000 e 2015, passando de 207 para 1046 milhões de euros. Ao considerar as exportações do “complexo agro-alimentar”, que inclui os produtos agrícolas, a pesca e a agro-indústria, nota-se que o crescimento em valor atingiu os 196%, passado de 1969 para 6133 milhões de euros. E se a este valor se juntar as vendas ao exterior da fileira florestal, chega-se a uma subida de 106%, tendo as exportações passado de 4,7 para 10 mil milhões de euros.

Se por um lado se verifica a estagnação do valor de produção agrícola, por outro verifica-se o aumento exponencial das exportações, ou seja, atualmente os agricultores são menos e trabalham uma área muito menor, contudo são muito mais produtivos e detêm uma maior capacidade empresarial, tendo-se verificado nesta última década a aposta em produtos que os torna mais competitivos no mercado europeu.

Aproveite estes incentivos para reforçar o valor da sua produção base e um crescimento mais sustentado. Encontra-se previsto para breve a reabertura das medidas de investimento agrícola e agroindustrial:

 

INVESTIMENTO NA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA SUPERIOR A 25 MIL EUROS

Esta medida prevê o apoio à realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, aumentar a produção, criar valor, melhorar a qualidade dos produtos, introduzir métodos e produtos inovadores e garantir a sustentabilidade ambiental da exploração, visando nomeadamente:

 

a utilização eficiente do recurso água, incluindo a adoção de tecnologias de produção;

a gestão do recurso água, incluindo investimento em melhoramento de infraestruturas de rega tendo em vista as suas condições de segurança;

a proteção e utilização eficiente do recurso energia, incluindo a adoção de tecnologias de produção;

a melhoria de fertilidade e da estrutura do solo;

a redução da volatilidade dos preços dos fatores/produtos agrícolas;

a produção e/ou utilização de energias renováveis.

 

Os investimentos apoiados por esta medida consistem na aquisição e instalação de máquinas e equipamentos, edificação de construções, melhoramentos fundiários, plantações, viveiros florestais e sistemas de rega, sendo igualmente apoiados investimentos intangíveis, entre outros, da propriedade industrial (aquisição de patentes, licenças, direitos de autor ou marcas comerciais), do software aplicacional, honorários de arquitetos, engenheiros e consultores e despesas de aconselhamento em matéria de sustentabilidade ambiental e económica, incluindo os estudos de viabilidade.

Consulte as condições particulares desta medida aqui INVESTIMENTO AGRÍCOLA SUPERIOR A 25 MIL EUROS

INVESTIMENTO NA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS SUPERIOR A 200 MIL EUROS

Esta medida prevê o apoio à realização de investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas, predominantemente em ativos tangíveis, destinados a melhorar o desempenho competitivo das unidades industriais, através do aumento da produção, da criação de valor baseada no conhecimento e em processos e produtos inovadores, na melhoria da qualidade dos produtos, garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental das atividades económicas.

 

Os investimentos apoiados por esta medida consistem, nomeadamente, na aquisição e instalação de máquinas e equipamentos, na edificação de construções e instalações fabris, sendo igualmente apoiados investimentos intangíveis, entre outros, no domínio da propriedade industrial (aquisição de licenças, direitos de autor ou marcas comerciais), do software aplicacional, honorários de arquitetos, engenheiros e consultores e despesas de aconselhamento em matéria de sustentabilidade ambiental e económica, incluindo os estudos de viabilidade.

Consulte as condições particulares desta medida aqui INVESTIMENTO NA AGROINDÚSTRIA SUPERIOR A 200 MIL EUROS

O atual plano do PDR 2020 prevê ainda a abertura em dezembro de 2016 da ação específica para Jovens agricultores, que pretende estimular o rejuvenescimento das empresas agrícolas e aumentar a atratividade do setor agrícola para os jovens investidores, promovendo o investimento, o apoio à aquisição de terras, a transferência de conhecimentos e a participação no mercado.

 

Prepare a sua candidatura ao PDR 2020 com antecedência. Apoiamos o desenvolvimento do seu projeto e da sua candidatura.

Para conhecer melhor as oportunidades existentes entre em contacto com um dos nossos consultores:

Guida Mendes

Email: guida.mendes@multisector.pt

Telemóvel: +351 964 736 483

FacebookTwitterLinkedInGoogle+