AGRISTAR BIO – UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA O TRATAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS!

31 Outubro 2016

AGRISTAR BIO – UMA SOLUÇÃO INOVADORA PARA O TRATAMENTO E VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS!

Foi a pensar no ambiente que os fundadores da AGRISTAR BIO uniram forças para alcançar uma solução mais eficiente para os tratamentos de lamas residuais e resíduos agroindustriais, combinando os seus conhecimentos relativos às soluções atuais com novas abordagens técnicas no encalço de um processo tecnológico em estado de arte.

 

Com o culminar de trabalhos realizados na área de I&D surge um sistema que agrega diversas reacções químicas e físicas de esterilização, pasteurização, e enriquecimento nutricional das lamas, que resulta na queletização da matéria orgânica com nutrientes (NPK) e metais, que pode ser utilizada como fertilizante organo-mineral de alta performance e com valor para o mercado agrícola.

A solução que a AGRISTAR BIO desenvolveu resulta numa tecnologia disruptiva no tratamento, eliminação e valorização de resíduos bio sólidos e encontra-se preparada para entrar no mercado global.

 

A diminuição de poluição nas indústrias agropecuária confinada, do azeite, do papel, da celulose e das infra-estruturas de tratamento de águas residuais urbanas é, nesta fase inicial, a prioridade dos fundadores da AGRISTAR BIO que prevêm a aplicação desta tecnologia a médio-prazo em outros setores.

 

A variedade de produtos e tecnologias existentes no mercado para amenizar ou ajudar a combater a poluição é grande, no entanto apresentam problemas comuns como elevadas taxas de eliminação de matéria orgânica, emissão de grandes quantidades de CO2 CH4, acumulação de lodos que resistem a sair do tratamento, sistemas muito dispendiosos na fase de implementação e operacionalização, duvidosa diminuição do impacto ambiental visto que para determinados processos contribuem em determinados aspetos para a preservação do meio ambiente mas noutros é justamente a situação inversa, investimento com baixo retorno.

 

A diferenciação da AGRISTAR BIO está na minimização dos impactos ambientais mas também na geração de valor económico e progressão  tecnológica dos seus clientes.

Entre outros vetores de diferenciação pode-se realçar os seguintes:

 

Reciclagem de até 100% das lamas residuais, aproveitando de forma eficiente (estabilização e enriquecimento) a matéria orgânica das mesmas, o que resulta num subproduto final de elevado valor para o mercado – um fertilizante sustentável e amigo do ambiente;

Zero emissões de dióxido de carbono (CO2), Zero contaminações de águas subterrâneas e diminuição até 80% do consumo de água;

A introdução de uma nova fonte de receitas através da venda do fertilizante;

A possibilidade de customização da solução a diversas indústrias com diferentes tipos e quantidades de desperdícios;

A compatibilidade com outros equipamentos, promovendo elevados níveis de eficiência;

As características do fertilizante AGRISTARBIO, que disponibiliza os nutrientes de forma mais faseada e com uma concentração de matéria orgânica 40% superior às alternativas existentes. Promovendo ainda a estimulação de uma reação microbiológica através da melhoria da qualidade do solo.

 

A Multisector colaborou com a AGRISTAR BIO no desenvolvimento do plano de negócio e modelo de exploração da tecnologia e encontra-se a desenvolver as ações necessárias para garantir o financiamento competitivo para esta iniciativa empresarial.

 

Conheça o vídeo de apresentação da tecnologia AGRISTAR BIO aqui.

agristarbio-2

FacebookTwitterLinkedInGoogle+